A Influência da Flexibilidade do Tabuleiro na Resposta Dinâmica de Pontes Rodoviárias Curvas

  • Erika Pina Schmidt Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
  • Carlos Eduardo Nigro Mazzilli Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica, Universidade de São Paulo

Abstract

Uma metodologia simplificada é proposta para a análise dinâmica de pontes curvas sob o efeito de um veículo pesado classe 3C. Os modelos dinâmicos do veículo e da ponte são considerados separadamente, sendo vinculados pelas forças de interação. Essas forças são provenientes da análise dinâmica do veículo, inicialmente sobre tabuleiro rígido, submetido a uma excitação de suporte causada pelas irregularidades geométricas do pavimento. Tais forças são condensadas no centro de gravidade do veículo e aplicadas em um modelo estrutural simplificado (unifilar) de uma ponte em seção celular, considerando-se a superelevação da ponte. A influência da hipótese de tabuleiro rígido na resposta dinâmica é avaliada utilizando-se um procedimento iterativo, no qual se somam os deslocamentos do tabuleiro à irregularidade do pavimento, para se obter uma função de “irregularidade equivalente”. As novas forças de interação são reaplicadas no modelo da ponte para determinar novos deslocamentos, repetindo-se o processo até a convergência dos resultados.
Published
Jun 12, 2017
How to Cite
SCHMIDT, Erika Pina; MAZZILLI, Carlos Eduardo Nigro. A Influência da Flexibilidade do Tabuleiro na Resposta Dinâmica de Pontes Rodoviárias Curvas. RIEM - IBRACON Structures and Materials Journal, [S.l.], v. 10, n. 3, june 2017. ISSN 1983-4195. Available at: <http://revistas.ibracon.org.br/index.php/riem/article/view/1010>. Date accessed: 25 apr. 2019.
Section
Artigos