Verificação do comportamento à flexão e cisalhamento em painéis de alvenaria conforme a ABNT NBR 15961-1 (2011), EN 1996-1-1 (2005) e ACI TMS 530 (2013)

  • Rodrigo Carvalho da Mata Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Mauro Lukas Cardoso da Silva Universidade Federal de Goiás
  • Caio Silva Ramos Universidade de São Paulo

Abstract

O presente trabalho apresenta uma análise numérica do comportamento mecânico de painéis de alvenaria estrutural submetidos a esforços horizontais e verticais. Para avaliar o processo de dimensionamento destas estruturas, foram confrontados os resultados obtidos pelas simulações computacionais com os resultados determinados pelos critérios de dimensionamento da ABNT NBR 15961-1 (2011), do ACI TMS 530 (2013) e do EN 1996-1-1 (2005). Foi utilizado o software de elementos finitos DIANA v.9.3 para simular os modelos bidimensionais com o procedimento de micromodelagem simplificada. Os resultados obtidos pelos padrões normativos foram mais conservadores que os resultados do modelo numérico, conforme o esperado. Com o aumento do nível de pré-compressão, a simulação demonstrou a tendência de aumento dos valores dos esforços resistentes, além da mudança do modo de ruptura dos painéis. Dentre as três normas avaliadas, a norma americana foi a mais conservadora.

Author Biographies

Rodrigo Carvalho da Mata, Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Graduado em Engenharia Civil pela PUC-Goiás (2003), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) com ênfase em processo executivo e estrutural em alvenaria estrutural e doutor em Engenharia de Estruturas pela USP - Escola de Engenharia de São Carlos (2011), com ênfase na mecânica do faturamento de painéis em alvenaria estrutural. Atualmente desenvolve atividades ligadas a docência e a pesquisa na PUC Goiás.
Mauro Lukas Cardoso da Silva, Universidade Federal de Goiás
Graduado em Engenharia Civil pela PUC Goiás (2016), aluno do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPG-GECON) (Mecânica das Estruturas) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Caio Silva Ramos, Universidade de São Paulo
Graduado em Engenharia Civil pela PUC Goiás (2016), aluno do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).
Published
2018-07-20
Section
Artigos