Avaliação da aderência de Barras de Aço Coladas ao Concreto com Resina Epóxi

  • Regina H Souza Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Maria Elizabeth Tavares Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Dennis V Fernandes Marinha do Brasil

Abstract

A fixação de armaduras novas em estrutura existente é prática usual na construção civil, tanto em construções novas como em antigas. A aplicação de chumbadores já está bastante estudada e regulamentada. A fixação de barras de alta resistência em furos preenchidos com resina epóxi, apesar de amplamente utilizada, ainda não dispõe de metodologia satisfatória para o dimensionamento desses sistemas.
Neste artigo apresenta-se os resultados de um programa experimental que teve por objetivo estudar a ligação de barras coladas ao concreto com resina epóxi através de ensaios de arrancamento, onde foram testados diferentes diâmetros de barras, de comprimentos de colagem e de espessuras de resina. Os resultados dos ensaios mostraram a grande eficiência da resina epóxi como adesivo estrutural e permitiram verificar reduções significativas nos comprimentos de ancoragem das armaduras coladas.
Published
Jun 6, 2018
How to Cite
SOUZA, Regina H; TAVARES, Maria Elizabeth; FERNANDES, Dennis V. Avaliação da aderência de Barras de Aço Coladas ao Concreto com Resina Epóxi. RIEM - IBRACON Structures and Materials Journal, [S.l.], v. 11, n. 3, june 2018. ISSN 1983-4195. Available at: <http://revistas.ibracon.org.br/index.php/riem/article/view/1101>. Date accessed: 19 may 2019.
Section
Artigos