AVALIAÇÃO DO DANO MECÂNICO EM CONCRETO SUBMETIDO À COMPRESSÃO UNIAXIAL E À TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL COM ONDAS ULTRASSÔNICAS LONGITUDINAIS E TRANSVERSAIS

  • Andreza Vera Pyrrho de Araújo Universidade Católica de Pernambuco
  • Fernando Artur Nogueira Universidade Católica de Pernambuco
  • Carnot Leal Nogueira Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliane Apolinário da Silva Universidade Católica de Pernambuco

Abstract

O trabalho discute o padrão de comportamento de ondas ultrassônicas longitudinais (compression waves) e transversais (shear waves) em concretos de variadas resistências submetidos a compressão axial e diametral. Foram ensaiados 40 corpos de prova confeccionados de concretos com variadas resistências a compressão. Os corpos de provas foram submetidos ao ensaio de compressão simples e tração por compressão diametral em máquina servo-controlada e, durante os ensaios, foram realizadas leituras de ondas de ultrassom longitudinais e transversais. Os resultados obtidos mostram que há alterações na velocidade de propagação de ondas, longitudinais e transversais, com o incremento do nível de tensão que é aplicado ao corpo de prova. Adicionalmente, foi possível observar que esta alteração de velocidade ultrassônica ocorre para nível de tensão próximo à tensão de ruptura. Os resultados obtidos indicam que ondas ultrassônicas longitudinais ou transversais podem ser aplicadas na avaliação do dano difuso (microfissuração na compressão uniaxial) ou dano concentrado (rachadura de tensão na compressão diametral) impostas ao concreto mecanicamente (através da aplicação de cargas).

Author Biographies

Andreza Vera Pyrrho de Araújo, Universidade Católica de Pernambuco
Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP e Docente do curso técnico em edificações do SENAI/PE
Fernando Artur Nogueira, Universidade Católica de Pernambuco
Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco com Estágio no Exterior na Universidade do Minho em Portugal (2006). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em mecânica das estruturas, alvenaria estrutural, estruturas de concreto armado e protendido e aço. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco.
Carnot Leal Nogueira, Universidade Federal de Pernambuco
Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), mestrado e doutorado em Estruturas (Engenharia Civil), na Universidade do Colorado em Boulder (EUA), em 1998 e 2000, respectivamente. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de ensaios ultrassônicos para concreto.
Juliane Apolinário da Silva, Universidade Católica de Pernambuco
Mestre em Engenharia Civil (2016), na área de Tecnologia da Construção e Graduada em Engenharia Civil (2012) pela Universidade Católica de Pernambuco. Técnica em Segurança do Trabalho pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (2005) e Inspetora de Solda N1-qualificada pela Fundação Brasileira de Tecnologia de Soldagem (2011). Tem experiência na área de construção, com ênfase em construção e montagem de Gasodutos/sistemas de redes de distribuição de gás combustível no setor comercial e residencial. Esteve presente nas obras da construção do Estaleiro Atlântico Sul e Refinaria Abreu e Lima em Suape. Foi professora no Centro Profissional Especial - ministrando aulas para o curso técnico em edificações, nas modalidades presencial e EAD- com experiência no sistema Moodle. Atuou também como docente substituta do IFS - Instituto Federal de Sergipe ministrando aulas no curso técnico em Edificações e no curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental. Esteve como secretária executiva de manutenção urbana no município de Oinda -PE. Docente no curso de Engenharia Civil na Faculdade Uninassau Aracaju.
Published
2018-11-23
Section
Artigos