Strict Standards: Declaration of SubmissionKeywordEntryDAO::getByControlledVocabId() should be compatible with ControlledVocabEntryDAO::getByControlledVocabId($controlledVocabId, $rangeInfo = NULL, $filter = NULL) in /home/revistas/public_html/lib/pkp/classes/submission/SubmissionKeywordEntryDAO.inc.php on line 20
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/revistas/public_html/lib/pkp/classes/submission/SubmissionKeywordEntryDAO.inc.php:20) in /home/revistas/public_html/lib/pkp/classes/template/PKPTemplateManager.inc.php on line 836
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/revistas/public_html/lib/pkp/classes/submission/SubmissionKeywordEntryDAO.inc.php:20) in /home/revistas/public_html/lib/pkp/classes/template/PKPTemplateManager.inc.php on line 837
Simulação numérica do comportamento da tensão de aderência entre barras de aço e concreto auto-adensável e convencional utilizando modelos de vigas
| IBRACON Structures and Materials Journal
Simulação numérica do comportamento da tensão de aderência entre barras de aço e concreto auto-adensável e convencional utilizando modelos de vigas
Fernando Menezes Almeida Filho
Mounir K El Debs
Ana Lúcia Homce de Cresce El Debs
Abstract
O presente estudo avalia o comportamento da aderência entre barras de aço e concreto por meio de uma simulação numérica utilizando o método dos elementos finitos. Os resultados de um estudo experimental anteriomente realizado de vigas em concreto armado submeticas a um carregamento monotônico são também apresentados. Foram utilizados nesta pesquisa dois tipos de concreto, sendo eles: o concreto auto-adensável e o concreto convencional (vibrado). Foram utilizadas relações constitutivas não-lineares para o concreto e o aço para representar o comportamento do modelo numérico proposto com o objetivo de simular o comportamento da aderência dos ensaios. A análise experimental mostrou resultados similares para a resistência de aderência no concreto auto-adensável e no concreto convencional com os modelos em concreto auto-adensável com um melhor comportamento em alguns casos. Os resultados fornecidos pela simulação numérica mostraram boa concordância com os ensaios realizados para os dois tipos de concreto, especialmente na fase de pré-pico do diagram força vs. deslizamento e força vs. deslocamento.Finalmente, o modelo numérico proposto pode ser utilizado para estimar o comprimento de ancoragem mais adequado, permitindo uma possível um redução nos custos da estrutura.