Estudo da influência dos agregados de concreto reciclado em concretos permeáveis

  • Lisiane Morfeo Tavares Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Claudio de Souza Kazmierczak UNISINOS

Abstract

A expansão de áreas urbanas força a uma constante alteração do ciclo hidrológico, que por sua vez afeta diretamente a drenagem das águas pluviais. Os problemas de drenagem urbana tornam-se grandes problemas de engenharia a serem resolvidos para evitar consequências nefastas para as populações locais. Outro problema urbano é a demasiada produção de resíduos de construção e demolição (RCD), que não havendo uma política de gestão de resíduos, estes materiais acabam sendo lançados em locais inadequados de disposição. Como uma alternativa de minimização dos problemas apresentados, propõem-se o estudo de concreto permeável com o uso de agregados reciclados de concreto. Neste estudo foi avaliada a eficiência dos concretos por meio de ensaio de permeabilidade, consistência, resistência mecânica e as condições de interface. Obtiveram-se satisfatórias relações de resistência/permeabilidade dos concretos com agregado reciclado em relação aos concretos com agregados naturais, mostrando o seu grande potencial de uso.

Author Biographies

Lisiane Morfeo Tavares, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Possui Doutorado em Engenharia de Materiais pela PUCRS e Pós-doutorado na área de Engenharia Civil pela Unisinos. Desenvolveu por dois anos projeto de pesquisa para a PETROBRAS no Centro de Excelência em Pesquisa sobre Armazenamento de Carbono da PUCRS no grupo de Tecnologias para Mitigação de Impactos Ambientais. Realizou por cinco meses treinamento e pesquisa na empresa SCHLUMBERGER Etudes et Productions na França. Atualmente é professora adjunta no curso de Engenharia Civil da PUCRS. Tem experiência em ciência e tecnologia dos materiais, degradação de materiais de construção, sistemas prediais e impactos ambientais aplicados na Engenharia Civil e Arquitetura. É revisora convidada do journal Corrosion Science (Qualis A1 - CAPES).
Claudio de Souza Kazmierczak, UNISINOS
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989 Tema: desempenho de alvenarias) e doutorado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1995 Tema: durabilidade de estruturas de concreto). É professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Possui 17 artigos publicados em periódicos, é autor de oito capítulos de livros e publica regularmente em congressos nacionais e internacionais, com ênfase para os temas de durabilidade e reciclagem. É autor de uma patente. Possui experiência na coordenação de projetos em redes cooperativas de pesquisa, com financiamento da FINEP, CAPES e FAPERGS. É atuante no meio técnico, sendo coordenador do GT-Resíduos da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC. Realiza serviços de consultoria técnica e ministra cursos relacionados com os temas reciclagem e durabilidade de materiais e componentes com foco em concretos e argamassas.
Published
2016-01-27
Section
Artigos