Determinação de parâmetros visco-coesivos por análise inversa

  • Fábio Luís Gea dos Santos UNICAMP-FEC
  • José Luiz Antunes de Oliveira e Sousa Universidade Estadual de Campinas , Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP, Brasil

Abstract

O comportamento quase-frágil, dependente da taxa de carregamento do concreto, caracterizado pelo desenvolvimento de uma zona de processos de fratura (ZPF) ao redor do fronte da trinca, pode ser representado por uma lei visco-coesiva. Neste trabalho, um modelo visco-coesivo proposto em um artigo foi avaliado para um grupo de vigas de concreto de alta resistência carregados com taxas variando de 0.00001 mm/s a 10 mm/s. Desenvolveu-se um software para a determinação automática dos parâmetros da lei visco-coesiva utilizando-se curvas da relação carga versus deslocamento no ponto de aplicação (P-δ) obtidas em ensaios com vigas prismáticas ranhuradas em flexão em três pontos (Three-Point-Bend Test), com taxas de carregamento variada. A estratégia permitiu a análise de sensibilidade dos parâmetros relacionados com o comportamento viscoso. A análise dos resultados demonstrou que o modelo visco-coesivo proposto no artigo ainda não é suficiente para simular o processo de fraturamento coesivo dependente da taxa de carregamento.
Published
Oct 13, 2015
How to Cite
GEA DOS SANTOS, Fábio Luís; SOUSA, José Luiz Antunes de Oliveira e. Determinação de parâmetros visco-coesivos por análise inversa. RIEM - IBRACON Structures and Materials Journal, [S.l.], v. 8, n. 5, oct. 2015. ISSN 1983-4195. Available at: <http://revistas.ibracon.org.br/index.php/riem/article/view/687>. Date accessed: 17 oct. 2019.
Section
Artigos