Análise da estabilidade global das estruturas e ações de controle dos seus efeitos

  • Felipe Coelho Freitas Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lorenzo Augusto Ruschi Luchi Universidade Federal do Espírito Santo
  • Walnório Graça Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo

Abstract

Nesse momento em que a Engenharia civil vem passando por uma fase onde os projetos estruturais têm sido elaborados com sistemas estruturais compostos por elementos diferenciados e complexos, alguns critérios e métodos são utilizados com a finalidade de avaliar aspectos importantes no que diz respeito à estabilidade global e local. Entre eles, faz-se necessário citar os parâmetros de instabilidade α e Gama-z. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de apresentar os conceitos básicos dos parâmetros de instabilidade α e Gama-z de acordo com o que é claramente definido na norma brasileira ABNT NBR 6118; apresentar os resultados de simulações de modelos no software estrutural Brasileiro TQS variando a tensão de compressão nos pilares com a finalidade de relacionar estes valores com os parâmetros de estabilidade.

Author Biographies

Felipe Coelho Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo
Aluno de mestrado em engenharia civil da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com ênfase na área de estruturas. Formado em dezembro de 2009 pela UFES, dedica seu tempo como engenheiro civil em escritório de Projeto Estrutural e nos estudos para obtenção do grau de mestre em Estruturas pela UFES.
Lorenzo Augusto Ruschi Luchi, Universidade Federal do Espírito Santo
Professor Adjunto Doutor do curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com ênfase na área de estruturas.
Walnório Graça Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo
Professor Associado Doutor do curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com ênfase na área de estruturas.
Published
2016-01-21
Section
Artigos