Análise Estatística da Variação dos Efeitos de Segunda Ordem com a Altura dos Pavimentos nos Edifícios de Concreto Armado

  • Danielle Meireles de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ney Amorim Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carmen Couto Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sidnea Eliane Campos Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

Neste trabalho o processo simplificado de obtenção dos esforços finais utilizando o coeficiente Gama z é estudado levando-se em conta a variação dos efeitos de segunda ordem ao longo da altura dos edifícios. Com este objetivo, diversos edifícios de médio porte em concreto armado são processados em primeira e segunda ordem utilizando o programa ANSYS. Inicialmente, mostra-se que o coeficiente Gama z deve ser utilizado como majorador dos momentos de primeira ordem para a obtenção dos momentos finais. Assim, o estudo é conduzido considerando a relação entre os momentos obtidos pela análise em segunda e em primeira ordem, calculada para cada pavimento das estruturas. Esta relação entre os momentos é denominada de majorador dos momentos de primeira ordem, “Gama”, e, na situação ideal, deve coincidir com o valor de Gama z. Entretanto, observa-se que a razão Gama /Gama z varia ao longo da altura dos edifícios. Além disso, mostra-se, por meio de uma análise estatística, que a relação Gama /Gama z apresenta-se geralmente inferior a 1,05 e varia significativamente de acordo com o edifício considerado e a presença ou não de simetria na estrutura.

Author Biographies

Danielle Meireles de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Engenharia de Estruturas - Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Universidade Federal de Minas Gerais.
Ney Amorim Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutor em Eng. Civil (Eng. de Estruturas) - Professor Titular do Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Carmen Couto Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Génie Civil - Professora Titular do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Universidade Federal de Minas Gerais.
Sidnea Eliane Campos Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutora em Engenharia de Estruturas - Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Universidade Federal de Minas Gerais.
Published
2017-04-17
Section
Artigos