Análise da caracterização pozolânica do resíduo de rochas ornamentais tratado termicamente e seu efeito nas propriedades mecânicas de concretos.

  • Sérgio Moraes Mittri Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maxwell Klein Degen Universidade Federal do Espírito Santo
  • Geilma Lima Vieira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Janaina Santos Vazzoler Universidade Federal do Espírito Santo
  • Larissa Carnielli Howat Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo

Abstract

O presente trabalho avalia as propriedades pozolânicas do resíduo do beneficiamento de rochas ornamentais tratado termicamente a 1200ºC (RBROTT), além de analisar a influência desse material na resistência mecânica de concretos produzidos com 5% e 10% de adição em relação à massa de cimento. Quanto à atividade pozolânica, o RBROTT se mostrou promissor, tendo apresentado características químicas e físicas típicas de materiais pozolânicos, além de ser aprovado nos ensaios de pozolanicidade realizados. Quanto aos concretos produzidos com adição do RBROTT, observou-se um aumento significativo da resistência mecânica, principalmente para os concretos com 10% de adição.
Published
Nov 23, 2018
How to Cite
MORAES MITTRI, Sérgio et al. Análise da caracterização pozolânica do resíduo de rochas ornamentais tratado termicamente e seu efeito nas propriedades mecânicas de concretos.. RIEM - IBRACON Structures and Materials Journal, [S.l.], v. 11, n. 6, nov. 2018. ISSN 1983-4195. Available at: <http://revistas.ibracon.org.br/index.php/riem/article/view/957>. Date accessed: 15 feb. 2019.
Section
Artigos