Estudo experimental do comportamento de vigas de alvenaria estrutural armada

Resumen

Com objetivo de contribuir com o melhor entendimento do comportamento de vigas de alvenaria estrutural armada, foi realizado o estudo experimental de vigas de alvenaria armada com blocos de concreto. Essas foram projetadas para ruptura à flexão, sendo analisando o modo de fissuração, a flecha, o momento fletor último, a deformação por encurtamento médio último da alvenaria na compressão simples e na flexão. Foi desenvolvido um programa experimental no qual foram ensaiadas, à flexão simples, 12 vigas de alvenaria estrutural armada confeccionadas com canaletas e blocos de concreto. Para comparação entre resistência à compressão da alvenaria paralela e perpendicular às juntas horizontais, foram confeccionados e ensaiados dois tipos de prismas; 4 prismas grauteados, confeccionados com a maior dimensão dos blocos na vertical, simulando a ocorrência das tensões de compressão nas vigas (paralelas às juntas horizontais), e 4 prismas convencionais grauteados. Resultados mostraram que, em média, a resistência à compressão da alvenaria paralela às juntas horizontais foi 25% menor comparada com a outra direção (perpendicular às juntas horizontais). Houve um aumento significativo da rigidez das vigas devido à inserção de mais uma fiada. O modelo utilizado para o cálculo do momento fletor último conduziu a valores próximos dos experimentais (diferença de aproximadamente 15%). E em média, o encurtamento último da alvenaria na compressão simples foi 50% menor do que na flexão.  

Biografía del autor/a

Jefferson Sidney Camacho, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira.
Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), no Campus de Ilha Solteira-SP. Departamento de Engenharia Civil. Área de Estruturas.
Leandro de Faria Contadini, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira.
Departamento de Engenharia Civil. Área de Estruturas.
Guilherme Aris Parsekian, Universidade Federal de São Carlos
Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil e do Laboratório de Sistemas Estruturais. Departamento de Engenharia Civil. Área de Estruturas.
Publicado
2019-03-29
Sección
Artículos