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A Influência da Flexibilidade do Tabuleiro na Resposta Dinâmica de Pontes Rodoviárias Curvas
| IBRACON Structures and Materials Journal
A Influência da Flexibilidade do Tabuleiro na Resposta Dinâmica de Pontes Rodoviárias Curvas
Erika Pina Schmidt
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Carlos Eduardo Nigro Mazzilli
Escola Politécnica, Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica, Universidade de São Paulo
Abstract
Uma metodologia simplificada é proposta para a análise dinâmica de pontes curvas sob o efeito de um veículo pesado classe 3C. Os modelos dinâmicos do veículo e da ponte são considerados separadamente, sendo vinculados pelas forças de interação. Essas forças são provenientes da análise dinâmica do veículo, inicialmente sobre tabuleiro rígido, submetido a uma excitação de suporte causada pelas irregularidades geométricas do pavimento. Tais forças são condensadas no centro de gravidade do veículo e aplicadas em um modelo estrutural simplificado (unifilar) de uma ponte em seção celular, considerando-se a superelevação da ponte. A influência da hipótese de tabuleiro rígido na resposta dinâmica é avaliada utilizando-se um procedimento iterativo, no qual se somam os deslocamentos do tabuleiro à irregularidade do pavimento, para se obter uma função de “irregularidade equivalente”. As novas forças de interação são reaplicadas no modelo da ponte para determinar novos deslocamentos, repetindo-se o processo até a convergência dos resultados.