Strut-and-Tie Models for Linear and Nonlinear Behavior of Concrete Based on Topological Evolutionary Structure Optimization (ESO)

  • Ricardo Morais Lanes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Marcelo Greco Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Marcela B. B. França Guerra Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

A busca por sistemas resistentes representativos para estrutura de concreto requer profundo conhecimento sobre seu comportamento mecânico. Os modelos de bielas e tirantes são procedimentos clássicos utilizados no dimensionamento do concreto armado onde existem concentrações de tensão, as chamadas regiões descontínuas da estrutura. No entanto, esse modelo é fortemente dependente da experiência do analista em relação à compatibilidade entre esforços internos, comportamento do material, geometria e condições de contorno. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação de métodos de bielas e tirantes para análises linear e não-linear em alguns elementos estruturais típicos, utilizando o Método de Otimização Estrutural Evolucionária (ESO). Esse algoritmo de otimização topológica considera a redução progressiva da rigidez com a remoção de elementos com baixos valores de tensões. O sistema de treliça equivalente resultante da análise pode fornecer maior segurança e confiabilidade.

Biografia do Autor

Ricardo Morais Lanes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). É mestre em Engenharia de Estruturas (2013) e aluno de doutorado (2021) pela mesma instituição. Participa de projetos de pesquisa desde 2007 com atuação nas áreas computacional, geotécnica e estrutural. Como engenheiro civil, dedicou-se principalmente às empresas VLB Engenharia e AMEC Projetos e Consultoria em projetos voltados para construções comerciais, industriais e de usinas hidrelétricas, com a participação efetiva na proposição de soluções técnicas em estruturas, como: muros de contenções, vertedouros, casas de forças, galpões metálicos, bases para fundações, entre outras. Atuou como professor substituto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de 2016 à 2017. Atualmente é profissional liberal com atuação principal nas áreas de Projetos e Consultoria das engenharias Civil e Estrutural. É também professor assistente do Grupo Soebrás. Leciona disciplinas de Resistência dos Materiais, Análise Estrutural e Concreto Armado em cursos de graduação e especialização.
Publicado
2019-02-05
Seção
Articles