Utilização do método do papel-filtro para determinação de curvas de retenção de água em argamassas e concretos

  • José Marcílio Vilasboas Universidade Católica do Salvador
  • Sandro Lemos Machado Universidade Federal da Bahia
  • Silas Andrade Pinto UFBA

Abstract

Este trabalho trata do uso da técnica do papel-filtro para a obtenção, em laboratório, de curvas de retenção de água em corpos de prova de argamassa e concreto. A curva de retenção correlaciona o conteúdo de água de meios porosos com o estado de energia da água intersticial, que em condições não saturadas (vazios não totalmente preenchidos por água) é normalmente negativo em relação às condições normais de temperatura e pressão, sendo denominado de sucção. Embora possa ser descrita como uma ferramenta básica de caracterização de solos não saturados, o uso da curva de retenção em concretos e argamassas ainda não foi introduzido na prática da engenharia para a maioria dos materiais de construção. Pode-se dizer, contudo, que não somente a permeabilidade, mas também a curva de retenção desempenha um papel fundamental no fluxo de água e substâncias solúveis pelos poros do material, sendo imprescindível o seu conhecimento, para, por exemplo, estimar a vida útil das estruturas de concreto armado. São apresentados resultados de ensaios de sucção total pelo método do papel-filtro, os quais permitiram determinar curvas de retenção para corpos de prova de concreto e argamassa. Estas curvas foram ajustadas segundo o modelo de Van Genutchen [1], o qual apresentou boa aderência aos valores experimentais. Não foi possível observar influência significativa da relação água-cimento nas curvas de retenção obtidas.

Author Biographies

José Marcílio Vilasboas, Universidade Católica do Salvador
Professor Titular da Disciplina Materiais de Construção na Universidade Católica do Salvador. Leciona desde 1979. Engenheiro Civil Sênior.
Sandro Lemos Machado, Universidade Federal da Bahia
Professor Titular da Disciplina Mecânica dos Solos. Departamento de Ciência e Tecnologia dos Materiais.
Silas Andrade Pinto, UFBA
Mestre em Engenharia Ambiental e Urbana pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas no Laboratório de Ensaios em Durabilidade dos Materiais (LEDMa) da UFBA.
Published
2016-07-12
Section
Artigos