Aderência entre Barras de Aço e Concreto Leve com Pérolas de EPS

  • Artur Lenz Sartorti UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Libânio Miranda Pinheiro Escola de Engenharia de São Carlos da USP - Departamento de Estruturas
  • Raphael Morais da Silva UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Samuel Barbosa Freitas UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Tiago Guimarães Cesar UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo

Abstract

Este artigo descreve o comportamento da aderência do concreto leve estrutural com pérolas de EPS (CLEPE) sob ação monotônica, com base em revisão bibliográfica e em ensaios de arrancamento. Os resultados desses ensaios de CLEPE foram comparados com os de concreto convencional (CC) e com os valores baseados nas recomendações da ABNT NBR 6118:2014 – Projeto de estruturas de concreto. Foram analisados os ensaios de arrancamento de dois lotes de CLEPE e um de CC, totalizando 60 ensaios. Também foram determinadas características mecânicas, tais como: resistência à compressão e resistência à tração na compressão diametral. Os resultados calculados de acordo com a norma citada foram muito diferentes dos obtidos nos ensaios, indicando que os valores teóricos são mais conservadores que os experimentais. Observou-se ainda a possibilidade de aplicação do CLEPE em estruturas, por conta da adequada aderência da armadura ao concreto.

Author Biographies

Artur Lenz Sartorti, UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo
Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2005), Mestre em Engenharia Civil (Estruturas) pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Doutor em Ciências, Programa de Engenharia Civil (Estruturas) na Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2015). Atualmente é professor Associado de Engenharia Civil do Centro Universitário Adventista de São Paulo na área de Estruturas, Coordenador do Núcleo de Tecnologia de Engenharia e Arquitetura - NUTEA/UNASP e Coordenador do curso de pós graduação em Estruturas de Concreto: Projeto e Prática no UNASP/EC. Engenheiro Civil Calculista/Projetista de Estruturas. Foi Calculista/Projetista de Estruturas na ILTRUK - Projetos & Consultoria Técnica-Comercial Ltda. apoiando as ações de consultoria da mesma. Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto Armado/Protendido, Estruturas Metálicas, Mecânica das Estruturas, Análise de Estruturas, Dinâmica das Estruturas e Análise Laboratorial de Estruturas e Materiais.
Libânio Miranda Pinheiro, Escola de Engenharia de São Carlos da USP - Departamento de Estruturas
Possui graduação em Engenharia Civil (1972), mestrado (1981) e doutorado (1988), ambos em Engenharia de Estruturas, todos na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC - USP). De setembro de 1989 a agosto de 1990, desenvolveu programa de pós-doutorado nos EUA, na Universidade Estadual da Pennsylvania (PENN STATE), em State College. Foi bolsista de mestrado da FAPESP (mar./1973 a fev./1974) e trabalhou com projeto de estruturas de concreto armado (1974 a 1984). Foi professor de Estruturas de Concreto na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp), SP (1976 a 1984) e na Faculdade de Engenharia Civil de São José do Rio Preto, SP (1981). É professor do Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC - USP desde 1981, em Dedicação Exclusiva desde 1985, onde ministra aulas na pós-graduação desde 1987, para alunos de mestrado e de doutorado. Nesse Departamento foi pioneiro em pesquisas sobre: teoria das charneiras plásticas aplicada em projetos de lajes de edifícios, alvenaria estrutural, concreto de alta resistência, pavimentos de concreto (pavimentação), elementos estruturais de polímeros reciclados, lajes alveolares e concreto com poliestireno expandido (EPS). Foi também Coordenador de Pesquisa (1990 a 1993), Coordenador de Graduação (1998 a 2003), Coordenador da Disciplina Estágio em Estruturas (1999 a 2005) e fez parte da Comissão Coordenadora do Curso de Engenharia Civil (1998 a 2006). Foi membro do Conselho de Coeditores da Revista IBRACON de Estruturas (IBRACON Structural Journal), de 2004 a 2006, e do Comitê Científico do Congresso Brasileiro do Concreto em 2004, 2005, 2013 e 2014. Foi membro do Comitê Técnico 301 do IBRACON (2004 a 2010), consultor ad hoc da FAPESP (1995 a 2010) e do CNPq (1996 a 2005). Foi Pesquisador do CNPq (1994 a 2005) e Coordenador de Grupo de Pesquisa do CNPq, sobre Estruturas de Concreto, até 2010. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas, principalmente, com os seguintes temas: concreto armado, concreto leve com EPS, estruturas de edifícios e lajes e paredes de concreto pré-moldado.
Raphael Morais da Silva, UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo
Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) no ano de 2014.
Samuel Barbosa Freitas, UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo
Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) no ano de 2014.
Tiago Guimarães Cesar, UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo
Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) no ano de 2014.
Published
2016-06-08
Section
Artigos