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Caracterização das Imperfeições Geométricas dos Trilhos que levam à Máxima Amplificação Dinâmica de Esforços Solicitantes em Pontes Ferroviárias
| Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
Caracterização das Imperfeições Geométricas dos Trilhos que levam à Máxima Amplificação Dinâmica de Esforços Solicitantes em Pontes Ferroviárias
Pollyana Gil Cunha Amaral
Universidade de São Paulo
Carlos Eduardo Nigro Mazzilli
Universidade de São Paulo
Resumo
Este trabalho utiliza uma metodologia simplificada de análise dinâmica para o estudo das vibrações em pontes ferroviárias produzidas pela passagem da composição de um trem de passageiros, ou TUE (Trem Unidade Elétrico) típico. Parte-se de um modelo do veículo com quinze graus de liberdade, referentes aos deslocamentos verticais (bounce) e horizontais (sway) e rotações em torno dos eixos longitudinal (roll), transversal (pitch) e vertical (yaw). Nesta metodologia, os modelos dinâmicos do trem e da ponte são tratados de forma inicialmente desacoplada, sendo conectados pelas forças de interação trem-ponte. Desta forma, são calculados os carregamentos provenientes do trem modelado sobre tabuleiro rígido, considerando irregularidades geométricas, diferentes em cada trilho, nos planos vertical e horizontal, e nas rodas. De acordo com esta metodologia, as forças de interação são condensadas estaticamente no centro de gravidade do veículo e aplicadas em um modelo estrutural simplificado (unifilar) da ponte. Para representar a passagem do comboio sobre a ponte, são utilizadas funções que descrevem as forças de interação trem-ponte em cada nó do modelo unifilar, em cada instante. Com isso, é possível identificar a resposta dinâmica proveniente das irregularidades geométricas e, ainda, avaliar a amplificação dinâmica obtida para cada esforço, a qual é comparada com o valor do coeficiente de impacto prescrito na norma brasileira para projeto de pontes ferroviárias (NBR 7187), utilizado em análises quase-estáticas. A título de ilustração, foi considerada uma ponte de concreto de seção celular, com vão de 36,0m de comprimento. Foi realizado um estudo a fim de encontrar os parâmetros das funções das irregularidades que levassem à condição mais desfavorável para a amplificação de esforços solicitantes na ponte.
Biografia do Autor
Pollyana Gil Cunha Amaral, Universidade de São Paulo
Aluna de Doutorado da Escola Politécnica - USP - Departamento do Estruturas
Carlos Eduardo Nigro Mazzilli, Universidade de São Paulo
Professor Titular da Escola Politécnica - USP - Departamento do Estruturas