Um novo estudo da conformidade da resistência do concreto produzido no Brasil

  • Wagner Carvalho Santiago Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • André Teófilo Beck Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP)

Abstract

Este artigo apresenta uma nova avaliação da conformidade dos concretos atualmente produzidos no Brasil. Ela está pautada em resultados de ensaios de resistência à compressão axial de mais de vinte e sete mil corpos de prova de concretos moldados in loco, no ato de seu recebimento, em diferentes obras do país. Os resultados mostram que parte do concreto produzido no Brasil não alcança a resistência característica (fck) prevista em projeto, e que o percentual de amostras não-conformes tende a ser superior a 5%. Este estudo também evidencia que os concretos produzidos nas regiões Sul e Centro-Oeste apresentam menor variabilidade que aqueles produzidos nas demais regiões do pais. Estes resultados reforçam a importância de um controle rigoroso na fabricação e no recebimento do concreto visando diminuir a ocorrência de não-conformidades.

Author Biographies

Wagner Carvalho Santiago, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Professor Assistente na UNIVASF e Doutorando em Engenharia de Estruturas na EESC-USP.
André Teófilo Beck, Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP)
Professor Doutor na EESC-USP.
Published
2017-07-27
Section
Artigos