Sistemas de pesagem em movimento em pontes (B-WIM) para avaliação estrutural e caracterização do tráfego em pontes de concreto armado
Resumen
Os veículos que trafegam nas rodovias brasileiras mudaram muito nas últimas décadas, ocorrendo um aumento na capacidade de carga e na quantidade de caminhões. Esse fato não é exclusivo do nosso país, tanto que na última década houve um grande desenvolvimento dos sistemas de pesagem em movimento em pontes (bridge weigh-in-motion, B-WIM), especialmente nos países desenvolvidos, para avaliação da segurança da estrutura de pontes. Moses em 1979 foi o primeiro a introduzir o conceito de B-WIM e o algoritmo por ele desenvolvido continua sendo o mais popular nos sistemas comerciais. Esse algoritmo faz uso do conceito da linha de influência para obter o peso dos veículos e por meio da instalação de extensômetros na estrutura é possível obter uma linha de influência mais real, considerando condições não ideais de apoio. No presente estudo são mostrados os resultados da utilização de um sistema B-WIM no monitoramento de uma ponte sobre o rio Lambari, na BR 153, no município de Uruaçu (Goiás) com o intuito de avaliar a segurança dessa estrutura. A caracterização do tráfego atuante nessa rodovia, bem como os esforços introduzidos na estrutura da ponte e um coeficiente de impacto obtido de forma experimental são também discutidos.
Publicado
2017-12-11
Número
Sección
Artículos