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Sistemas de pesagem em movimento em pontes (B-WIM) para avaliação estrutural e caracterização do tráfego em pontes de concreto armado
| Revista IBRACON de Estruturas e Materiais
Sistemas de pesagem em movimento em pontes (B-WIM) para avaliação estrutural e caracterização do tráfego em pontes de concreto armado
Paulo Junges
Federal University of Mato Grosso
Roberto Caldas de Andrade Pinto
Federal University of Santa Catarina
Leandro Fleck Fadel Miguel
Federal University of Santa Catarina
Resumo
Os veículos que trafegam nas rodovias brasileiras mudaram muito nas últimas décadas, ocorrendo um aumento na capacidade de carga e na quantidade de caminhões. Esse fato não é exclusivo do nosso país, tanto que na última década houve um grande desenvolvimento dos sistemas de pesagem em movimento em pontes (bridge weigh-in-motion, B-WIM), especialmente nos países desenvolvidos, para avaliação da segurança da estrutura de pontes. Moses em 1979 foi o primeiro a introduzir o conceito de B-WIM e o algoritmo por ele desenvolvido continua sendo o mais popular nos sistemas comerciais. Esse algoritmo faz uso do conceito da linha de influência para obter o peso dos veículos e por meio da instalação de extensômetros na estrutura é possível obter uma linha de influência mais real, considerando condições não ideais de apoio. No presente estudo são mostrados os resultados da utilização de um sistema B-WIM no monitoramento de uma ponte sobre o rio Lambari, na BR 153, no município de Uruaçu (Goiás) com o intuito de avaliar a segurança dessa estrutura. A caracterização do tráfego atuante nessa rodovia, bem como os esforços introduzidos na estrutura da ponte e um coeficiente de impacto obtido de forma experimental são também discutidos.
Biografia do Autor
Paulo Junges, Federal University of Mato Grosso
Professor, Civil Engineering Department
Roberto Caldas de Andrade Pinto, Federal University of Santa Catarina
Professor, Civil Engineering Department
Leandro Fleck Fadel Miguel, Federal University of Santa Catarina